Conteúdo feito sob medida

Com menos custo e resultados surpreendentes, nova estratégia do marketing digital revoluciona as técnicas de vendas e comunicação corporativa.


Ana Carolina Bicalho

O inbound marketing surgiu como um furacão na comunicação das empresas, impulsionado pela infinidade de possibilidades de uma nova e forte tendência: o marketing digital. Dessa tempestade midiática, transbordam números e resultados expressivos, que têm colocado em xeque ações restritas apenas à comunicação tradicional, ou outbound marketing. Segundo a consultoria Demand Metric, o marketing de conteúdo, considerado a principal estratégia do inbound marketing, gera três vezes mais clientes potenciais (os chamados leads) do que o outbound e custa 62% menos.

A explicação para tanto sucesso é, basicamente, social. As expectativas da sociedade já não são as mesmas de anos atrás, assim como são outros os ideais de consumo. Com a internet e, principalmente, o avanço do mobile, as pessoas passaram a ter escolhas e a buscar as informações que desejam receber. Isso foi um divisor de águas para que o marketing e a publicidade percebessem a necessidade de se reinventar.

Maior referência nesse segmento em Minas Gerais, a Rock Content não esconde sua fórmula. Com a missão de “aprender, ensinar e resolver”, a startup promove treinamentos virtuais gratuitos, contribui para a formação de profissionais de marketing de conteúdo por todo o Brasil e emite certificados. Em apenas três anos, a empresa que começou com três pessoas, ampliou o número de funcionários para 140 e já conta com mais de 3 mil redatores e 3 mil clientes espalhados pelo país. Segundo Edmar Ferreira, CEO e sócio-fundador da Rock Content, a empresa triplicou o faturamento no ano passado e em 2016, a meta era dobrá-lo, o que aconteceu ainda no primeiro semestre.

Outra mineira que tem despontado quando o assunto é marketing de conteúdo e inbound marketing é a Ingage Digital. Há quatro anos no mercado, a empresa registrou um crescimento de 80% em 2015, com atendimento a clientes em todo o Brasil feito por um sistema remoto de gestão dos projetos, que garante agilidade e eficiência nas ações.

De acordo com o cofundador da Ingage, Alexandre Monteiro, o segredo da estratégia é também seu principal desafio: “Ter um planejamento completo para lançar artigos, e-books, infográficos ou qualquer outro tipo de material web que seja, de fato, relevante e único para cada persona. É preciso saber para quem estamos desenvolvendo conteúdo e, muitas vezes, as empresas param nessa fase tão importante, que é o planejamento de toda a estratégia”.

A matéria completa você encontra na Revista Inforuso, edição 10: http://revista.sucesuminas.org.br/revista/revista-inforuso-no-10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Typography' not found in /home2/sucesuminas/public_html/teste_homologacao/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Extensions/Table_of_Content.php:594 Stack trace: #0 /home2/sucesuminas/public_html/teste_homologacao/wp-includes/class-wp-hook.php(307): Essential_Addons_Elementor\Extensions\Table_of_Content->register_controls(Object(Elementor\Core\DocumentTypes\Post)) #1 /home2/sucesuminas/public_html/teste_homologacao/wp-includes/class-wp-hook.php(331): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #2 /home2/sucesuminas/public_html/teste_homologacao/wp-includes/plugin.php(476): WP_Hook->do_action(Array) #3 /home2/sucesuminas/public_html/teste_homologacao/wp-content/plugins/elementor/core/base/document.php(612): do_action('elementor/docum...', Object(Elementor\Core\DocumentTypes\Post)) #4 /home2/sucesuminas/public_html/teste_homologacao/wp-content/plugins/elementor/core/document-types/page-base.php(61): Elementor\Core\Base\Document->register_controls() #5 /ho in /home2/sucesuminas/public_html/teste_homologacao/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Extensions/Table_of_Content.php on line 594